Translate

sábado, 26 de outubro de 2013

RABISCANDO E RELAXANDO O TRAÇO ANTES DE DESENHAR




O Desenho Livre em Giz Pastel Oleoso

O Rabisco, o Traço e o Desenho



Relaxamento do Traço antes da Iniciação ao Desenho

Desenhar é resumidamente "rabiscar" num papel em branco.
Aprender a desenhar exige treino das mãos, mas primeiro o relaxamento das mesmas.
Para isto é necessário primeiramente relaxar as mãos e os braços, deixá-los soltos, livres para trabalharem no que se sugere.

Esta é uma etapa importante no desenho, sempre tenha perto uma folha em branco somente para rabiscar.

Saber desenhar bem não é saber fazer um traço perfeito, reto, linear, ou algo assim. Saber desenhar é, antes de tudo, saber segurar o lápis, ou o bastão de giz, ou qual seja o material usado, com firmeza. É fundamental ter o relaxamento das mãos, para o traço sair naturalmente. Assim, o traço pode ser leve e ao mesmo tempo firme. Como conseguir isto? Experimente primeiro segurar um lápis e apoiar apenas a mão sobre o papel ao desenhar. Verá que, provavelmente, o traço sairá curto, sem movimento. Em seguida experimente apoiar o ante-braço na mesa, e daí desenhar. Conseguirá desta forma maior espaço e movimento para executar o traço e, ao mesmo tempo, uma certa "soltura" para desenhar. Esta é a forma correta.



Abaixo alguns exemplo de "rabiscos" para relaxar o traço em lápis grafite n. 6 B e em giz pastel oleoso várias cores.


Rabiscar, rabiscar e soltar a mão.

Tente não "mecanizar" o traço, deixando a mão rabiscar livremente no papel.



A "Garatuja" para o adulto


Garatuja é o nome dado ao primeiro rabisco infantil, geralmente na idade de dois a quatro anos. São traços feitos despretensiosamente pelas crianças, dentro de suas limitações, mas são fundamentais para seu desenvolvimento motor, tátil, sua percepção espacial etc.

Como o artista Picasso disse: 

"Toda criança é artista. O problema é o como manter-se artista depois de crescido."
E ainda: "Precisei de uma vida inteira para aprender a desenhar como as crianças."


Ou Seja, toda criança desenha e desenha muito, e ainda, o faz espontaneamente. Se pensarmos como uma criança ao desenhar, estaremos exercitando nossa capacidade de ser espontâneo e de evoluir no desenho sem "pular etapas", ou seja, sem ir direto ao desenho final.

Observação: Quanto maior o tamanho da folha de papel melhor, assim o desempenho e a liberdade para soltar a mão será proporcionalmente maior. O papel usado foi sulfite, tamanho A2.











Depois de exercitar bastante com o lápis grafite, inicie os traços com o giz pastel oleoso. Provavelmente a cor lhe dará maior percepção do traço e também maior prazer ao olhar.

















A seguir, alguns exemplos de aperfeiçoamento dos traços e rabiscos.
Depois de treinar traços soltos, sem preocupar-se em desenhar qualquer figura, pode-se passar a utilizar alguns traços mais elaborados, tanto em formas, quanto em cores. Porém, tente não perder a leveza e a liberdade ao tracejar as linhas.








Abaixo dois exemplos de desenhos abstratos feitos a partir de "rabiscos": 





Bons rabiscos, bons desenhos!!


(Observação: Todos os "rabiscos" e desenhos são de autoria desta artista, professora de pintura e autora do blog, Denise D'O. Ludwig)
(Todas as fotos foram registradas e tratadas pelo fotógrafo João D'Oliveira)